DICAS PARA SEU CARRO


Câmbio
Verifique o nível do óleo do cambio a cada 30.000 km. Alguns modelos não necessitam troca (consulte o manual do seu veículo).
Evite trancos durante as trocas de marchas, você pode estragar os anéis sincronizados e quebrar alguma engrenagem , e reparo no cambio custa caro.
Não use o pedal da embreagem como apoio para o pé, se fizer isso a vida útil da embreagem estará comprometida.
Embreagem
O que prejudica sua embreagem?
Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem:
- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes;
- nunca segure o veiculo numa rampa utilizando a embreagem como freio; este habito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veiculo;
- não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma;
- não acione e desacione bruscamente a embreagem para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível;
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas;
- nunca saia com o veiculo em segunda marcha;
- evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.
Motor
-Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal e atingida mais facilmente com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade.
-Nas trocas de óleo, jamais coloque o liquido alem do nível indicado. O excesso acaba sujando as velas, prejudicando a queima de combustível. O carro vai acabar perdendo potencia e consumindo mais combustível.
-Para garantir medição precisa, sempre faca a verificação dos níveis de óleo e água com o motor frio.
-Faça sempre as revisões e trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante.
-Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.
-A manutenção do filtro de óleo deve ser feita conforme a recomendação do fabricante do veículo, porem e desejável que a cada troca de óleo se faca também a troca do filtro.
-Recomenda-se trocar o filtro de ar a cada 15 a 20 mil quilometro, ou conforme orientação do fabricante. Já em locais de grande concentração de poeira, esta troca deve ser mais freqüente, uma vez que evita consumo excessivo de combustível, causado por perda de rendimento do motor.
Lubrificação do motor
Um dos sistemas mais importantes de todo motor é o de lubrificação. Por isso, o nível de óleo deve estar sempre entre as marcas “Min.” e “Max” da vareta de medição, garantia de que a bomba tem condições de captar no carter o óleo necessário e de que o lubrificante não alcance as partes superiores dos cilindros e câmeras de combustão do motor, respectivamente, ambos os casos de efeito totalmente indesejável. Um, por danos ou quebra do motor; outro, por carbonização excessiva, que ocasiona batida de pino e perda de rendimento.
O proprietário precisa ficar atento as recomendações do fabricante quanto as especificações do óleo e as ocasiões de troca. E muito importante considerar o tipo de utilização do veiculo, que influi diretamente nessas ocasiões. Se o carro for utilizado em distancia curtas, menos de 10 quilômetros; permanecer em marcha - lenta grande parte do tempo; circular em ambiente extremamente empoeirado; trafegar constantemente no anda-e-para das cidades; e for usado para rebocar cargas pesadas, o momento da troca deve ser abreviado em 50%, tanto em quilometragem quanto em tempo.
E de capital importância também o filtro de óleo, que se destina a reter impurezas as mais diversas, que de outra maneira permaneceriam em circulação no motor, ocasionando redução de sua vida útil ou mesmo danos. As instruções do fabricante também devem ser seguidas em relação ao filtro, geralmente substituição na primeira troca de óleo e depois a cada duas. O consumidor dispõe dos filtros de óleo da marca WIX, cuja qualidade e comprovada pela satisfação de milhares de proprietários.